Como funciona um e-commerce? Quais são as diferenças de um e-commerce para uma loja física? Quais são os principais tipos de comércio eletrônico? Essas e outras informações sobre uma novidade surgida na era da boa gestão da inovação serão abordadas hoje, ainda neste conteúdo.
Portanto, caso tenha chegado a nossa matéria querendo entender melhor sobre como funciona um e-commerce, acompanhe-nos até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
E-commerce x loja física
Como funciona um e-commerce, afinal? O princípio que rege as lojas online e as lojas físicas é quase o mesmo, nomeadamente a troca de um produto ou serviço por dinheiro, entre empresas e consumidores, com a diferença de que a primeira ocorre na internet e a segunda presencialmente. Então, por que muitos comerciantes decidem não escolher entre as duas alternativas?
Bem na era das vendas multicanal, alcançadas por meio de uma hábil estratégia de marketing omnichannel, o objetivo das empresas é oferecer aos seus clientes o maior número de opções, para garantir uma excelente experiência ao cliente.
Além disso, mesmo que as compras online estejam cada vez mais estabelecidas e as estatísticas do comércio eletrônico mostrem que essa não é uma tendência que pretende desacelerar, isso não significa que as lojas físicas estejam obsoletas.
O crescimento do comércio eletrônico simplesmente demonstra que os hábitos de compra do consumidor mudaram (e continuam mudando, como demonstram tendências como o social selling), e quem quer ter sucesso no mundo dos negócios deve acompanhar essas mudanças.
No entanto, é inegável que, se por um lado as empresas mais consolidadas são ainda mais bem sucedidas ao colocar o seu negócio online, as pequenas empresas e as empresas recém-nascidas poderão ter mais hipóteses de sucesso fazendo o caminho inverso, ou seja, partindo do mundo do e-commerce para eventualmente abrir lojas físicas.
Isso se deve principalmente aos custos muito menores do e-commerce em comparação com as lojas físicas. Pense em gastos como aluguel de um local, contas, custos de administração, pessoal, enfim, uma série de gastos que você poderia investir em marketing e no crescimento do seu negócio.
Em suma, se você está se perguntando se o futuro das compras é digital ou físico, talvez a resposta possa estar no phygital, em algum lugar intermediário. Continue lendo conosco para entender como funciona um e-commerce.
E-commerce, como funciona? Tipos de comércio eletrônico
Embora muitas vezes tenhamos a tendência de usar o termo comércio eletrônico para indicar qualquer forma de comércio eletrônico, existem diferentes tipos. Os segmentos de mercado em que o comércio eletrônico ocorre são:
B2B
Business-to-business, ou seja, empresas cujos clientes são outras empresas. Refere-se a transações comerciais que ocorrem entre dois ou mais negócios, como entre fornecedor e fabricante ou fabricante e atacadista.
B2C
Business-to-consumer, ou seja, transações comerciais que ocorrem entre empresas e consumidores individuais. São transações em que uma empresa vende diretamente ao consumidor final.
C2C
Consumidor-consumidor, ou seja, o tipo de comércio eletrônico que ocorre entre particulares atuando como operadores, muitas vezes baseado no uso de plataformas de terceiros que facilitam as transações econômicas entre usuários, também chamadas de P2P, peer-to-par.
C2B
Consumidor para empresa, ou aquele comércio eletrônico em que os consumidores oferecem produtos e serviços a empresas em troca de uma taxa.
B2E
Business-to-employee, ou seja, a transação que ocorre entre empresa e empregado, e vice-versa, E2B.
B2G
Business-to-government, ou a transação que ocorre entre uma empresa e governos, muitas vezes também chamada de B2A ou business-to-administration.
C2G
Consumidor para governo, ou a transação que ocorre entre consumidores e governos, muitas vezes também chamada de C2A ou consumidor para administração.
G2G
Governo para governo, ou a transação que ocorre entre governos. Obviamente, o tipo mais comum indicado pelo termo e-commerce é o B2C, também chamado de modelo de vitrine.
Como abrir um e-commerce?
Como funciona um e-commerce? Como abrir um? Abrir um e-commerce não deve ser uma tarefa complicada, nem muito cara em termos de tempo e dinheiro. Veja como abrir um e-commerce em 5 passos:
- Abra um CNPJ para cumprir os requisitos legais;
- Prepare um plano de negócios;
- Registre um nome de domínio e criar seu site;
- Organize a logística e estoque;
- Implemente estratégias de marketing para atrair clientes.
Se você deseja abrir e gerenciar um comércio eletrônico, a maneira mais simples e eficaz de fazer isso é contar com uma plataforma de comércio eletrônico.
Você só precisa ter cuidado e confiar em plataformas que não são simples construtores da web. As melhores plataformas de comércio eletrônico, permitem que você gerencie não apenas sua vitrine, mas também os diferentes canais de vendas, operações comerciais, estratégias de marketing e muito mais.
São softwares reais que o acompanham na criação do comércio eletrônico e em todas as fases subsequentes. Este foi o nosso guia sobre como funciona um e-commerce. Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas e até a próxima!