Escolher a agência certa pode ser um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio.
Escolha o parceiro de agência perfeito e você desfrutará de um longo relacionamento que se torna mais frutífero à medida que a agência aprende seu negócio. Escolha mal e você desperdiçou o tempo de muitas pessoas e os recursos da empresa – e provavelmente não será popular no próximo happy hour. Além disso, você terá que começar do zero e provavelmente passar por outro longo processo de busca.
Há muitas coisas a serem consideradas ao selecionar um parceiro de agência, mas há uma que está acima do resto – match-ups. O que isso significa? É fundamental que as culturas e valores da agência e do cliente, as necessidades de negócios e a experiência da equipe correspondam.
4 dicas para escolher uma agência de marketing
Combine cultura e valores
Se você é um cliente que gosta de ser desafiado e experimentar coisas novas, vai querer que sua agência parceira faça exatamente isso.
Como cliente, você precisa ser honesto consigo mesmo sobre o que deseja para selecionar o parceiro certo. Por exemplo, se você não gosta de ser desafiado, vai querer um parceiro muito diferente do que se sabe exatamente o que quer e só quer execução.
Len Kahn, fundador da Kahntact, falou sobre relacionamentos bem-sucedidos entre cliente e agência na edição de maio a junho de 2020 da AgriMarketing Magazine. Len citou um de seus mentores, Kim McConnell, que acredita que valores compartilhados, em última análise, impulsionam não apenas o relacionamento agência/cliente, mas também os relacionamentos entre indivíduos dentro da agência.
Len escreveu que os valores muitas vezes são difíceis de definir, mas eles sustentam tudo que clientes e agências fazem juntos. Pergunte a si mesmo se você é conservador ou corre riscos. A excelência criativa é mais importante do que a entrega pontual? Seu foco é inovação ou confiabilidade?
Agências que compartilham valores com seus clientes tendem a ter relacionamentos mais longos e recompensadores. E agências que retêm indivíduos com valores compartilhados têm culturas mais positivas, o que se traduz em uma melhor experiência para o cliente.
Corresponder às necessidades do negócio
Combinar-se culturalmente é uma coisa, mas você também vai querer garantir que você corresponda de uma perspectiva de necessidades de negócios.
Se você é uma start-up que precisa de um parceiro ágil e responsivo que possa girar em tempo real, você desejará uma agência que possa realmente trabalhar dessa maneira. Alternativamente, se você for uma empresa estabelecida com uma grande equipe e um amplo portfólio, você desejará garantir que seu parceiro tenha a capacidade e os processos para lidar com seus negócios.
Escolher uma agência que não tenha experiência em sua área de negócios pode ser arriscado versus fazer parceria com uma agência de alimentos ou agro-centrada. Você não quer gastar todo o seu tempo educando seu parceiro de agência sobre os meandros do seu negócio e público-alvo. Isso apenas desperdiça tempo e pode levar a erros infelizes. Em vez disso, encontre um parceiro que já conheça seu público-alvo e possa começar bem.
Isso não significa que o conhecimento apenas da agricultura seja suficiente. À medida que a ag se aproxima dos alimentos, os clientes estão avaliando o conhecimento e a experiência de uma agência no mercado de consumo/alimentos como um fator ao tomar suas decisões. Ter pelo menos alguma exposição ao lado do consumidor do negócio agora conta mais do que pode ter sido no passado.
Expertise digital, inteligência de mídia social, excelência criativa – essas são as apostas no mundo do marketing digital pesado. A amplitude do conhecimento do setor pode separar o bom do melhor ao avaliar diferentes agências.
Combine sua equipe
Considere qual experiência você precisa. Cada equipe tem lacunas que podem ser preenchidas. Olhe para sua equipe e faça uma avaliação honesta de seus pontos fortes e fracos.
Você vai querer alguém com experiência que você não necessariamente tem dentro de sua equipe. Isso pode ser conhecimento do setor, habilidades criativas, digital, social etc. Ao escolher um parceiro, pense nele como uma extensão de sua equipe. Garanta que toda a sua equipe tenha o conhecimento necessário para atingir seus objetivos.
Comece devagar
Por fim, não há problema em começar devagar depois de encontrar a agência certa. Inicie-os em um projeto ou marca em vez de dar a eles as chaves de todo o negócio. Pense nisso como alugar um veículo para alguns testes antes de se comprometer a comprar uma frota.
Para resumir, ao escolher uma agência de marketing digital, não apresse o processo. Você pode achar que não tem tempo, mas se acertar, economizará bastante tempo – sem mencionar dinheiro e aborrecimentos – a longo prazo.