O que é hidroponia e para que serve?

A busca por métodos de cultivo sustentáveis e eficientes tem se tornado cada vez mais urgente, e a hidroponia surge como uma solução inovadora e promissora. Essa técnica abre um leque de possibilidades para a produção agrícola, especialmente em áreas urbanas ou em locais onde o solo fértil é escasso.

Venha conhecer o universo da hidroponia para entender sua importância e vantagens para os produtores e meio ambiente, e entenda por que sua reformulação promove uma produção mais eficiente e sustentável.

O que é hidroponia?

A hidroponia é um sistema tecnológico moderno de cultura que não envolve o solo, e sim, bases estrategicamente construídas com a intenção de receber uma solução nutritiva balanceada para o desenvolvimento da planta.

Para que serve hidroponia?

Esse recurso serve para otimizar o cultivo de várias formas. Com a participação da tecnologia, é possível monitorar e controlar as condições e quantidade recebida de nutrientes, como a água e pH, para o processo de crescimento da planta.

Benefícios da hidroponia

O sistema de hidroponia traz inúmeros proveitos para o processo de cultivo de vários tipos de plantios, como verduras, hortaliças, frutas e até mesmo plantas aromáticas. Alguns dos principais benefícios da hidroponia são: 

  • 70% menos gastos com água do que o cultivo clássico no solo, pois a água pode ser recirculada no sistema. Isso é extremamente benéfico em áreas com escassez de água; 
  • Em um sistema de hidroponia, as plantas muitas vezes crescem mais rápido do que no solo porque têm acesso direto aos nutrientes necessários, entregues diretamente às suas raízes em uma solução aquosa;
  • Há também um potencial aumento de cultivo. Como as plantas não precisam espalhar suas raízes no solo para buscar nutrientes, elas podem ser cultivadas mais próximas umas das outras, aumentando a eficiência do espaço;
  • Em um sistema hidropônico, o cultivador tem total controle sobre toda a composição nutricional da solução, permitindo ajustes precisos para otimizar e balancear o crescimento e a saúde das plantas;
  • Como não há uso de solo, muitas das pragas e doenças comuns que afetam as plantas cultivadas em solo são notavelmente reduzidas, assim, diminuindo a necessidade de pesticidas, que também evitam contato com excesso de químicos, tornando o cultivo mais seguro e sustentável;
  • Há também a possibilidade de cultivo em locais não aráveis. O sistema permite o cultivo de plantas em locais onde o solo é inadequado para a agricultura ou até mesmo inexistente, como em áreas urbanas e desérticas;
  • A facilidade de colheita também é uma questão nisso. Muitos sistemas hidropônicos são projetados para serem mais ergonômicos, o que diminui a necessidade de se abaixar ou realizar movimentos repetitivos durante a colheita, o que pode reduzir o esforço físico;
  • E por último, mas não menos importante, a sustentabilidade. Além do uso eficiente da água, a hidroponia pode contribuir para a sustentabilidade reduzindo a necessidade de transporte dos alimentos, permitindo a produção local em áreas urbanas.

A hidroponia é uma alternativa revolucionária no campo da agricultura, oferecendo benefícios inegáveis e essas vantagens não apenas promovem uma agricultura mais sustentável e eficiente, mas também abrem caminho para uma nova era de produção de alimentos.

Como funciona a hidroponia?

A hidroponia pode ser implementada de diversas maneiras, de acordo com o tipo de sistema escolhido, o espaço livre para cultivo, os recursos disponíveis e o tipo de planta a ser cultivada.

Escolha o tipo de sistema de hidroponia 

Há vários tipos de sistemas de hidroponia, incluindo o sistema de fluxo e refluxo (ebb and flow), sistema de cultivo em água profunda (Deep Water Culture), sistema Nutrient Film Technique (NFT), entre outros. Cada um tem suas características e sua escolha vai depender dos tipos de plantas e espaços de cultivo.

Prepare a solução nutritiva

A solução nutritiva é um dos pontos mais importantes para o sucesso do cultivo hidropônico. Ela é composta por água e nutrientes minerais, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes. Sua concentração e a composição da solução devem ser ajustadas conforme a fase de crescimento da planta e suas necessidades específicas.

Configure seu sistema

As plantas são colocadas em recipientes ou suportes que permitem que as raízes fiquem suspensas no ar ou mergulhadas na solução nutritiva. Materiais inertes, como perlita, vermiculita, argila expandida ou lã de rocha, podem ser usados para dar suporte às plantas. 

Um sistema de bombeamento é usado para circular a solução, assim, garantindo que as raízes recebam os nutrientes e o oxigênio necessários. O tipo de sistema de irrigação varia de acordo com o tipo de sistema hidropônico.

Fase de colheita

Com o controle preciso e nutrição do ambiente otimizado, as plantas cultivadas hidroponicamente podem crescer de maneira mais rápida e render muito mais em comparação às cultivadas em solo. 

Ao atingirem a maturidade, as plantas estão prontas para a colheita. Os métodos de colheita podem variar conforme o tipo de planta, geralmente são mais higiênicos e simplificados do que na agricultura convencional, devido à ausência de solo. 

A hidroponia demonstra ser uma alternativa eficaz e sustentável ao cultivo de solo tradicional. Ela permite uma maior eficiência no uso de água e nutrientes, sem a necessidade de espaços grandes e de quebra, diminui o impacto ambiental em relação à agricultura convencional.

Se você está em dúvida por onde começar e/ou busca soluções em fertilizantes, adjuvantes e tratamento de sementes, a Rigrantec é a escolha certa para um cultivo mais produtivo e sustentável. Seu legado conta com 26 anos de experiência no mercado, oferecendo mais de 70 produtos para agricultura e paisagismo!

You may also like