As ferramentas de Marketing Digital são soluções que as empresas têm procurado para reduzir o seu custo de aquisição do cliente (CAC). Seja na implementação de estratégias avançadas ou para a execução das iniciativas mais básicas, elas já vêm sendo usadas pelos mais diversos tipos de negócios.
Principais ferramentas de marketing digital
1. Ferramenta de Automação de Marketing
As ferramentas de Automação de Marketing reúnem diversas funcionalidades, mas a principal delas é a criação de fluxos de automação de email, facilitando e escalando a gestão de Leads e o amadurecimento destes no funil de vendas.
Isso significa que a partir de ações específicas, como abrir um email, realizar uma conversão ou até mesmo possuir um perfil específico, você consegue manter uma comunicação personalizada e pré-definida. Dá só uma olhada em como funciona esse fluxo:
Com isso em mãos, sua empresa consegue aumentar o volume de Leads mais preparados para uma abordagem de vendas e também promover o ganho de produtividade da equipe.
Na prática, o processo pós-construção dos fluxos pode ser todo automatizado por meio de gatilhos definidos antecipadamente.
2. Software de Email Marketing
Como já vimos, o Email Marketing é um dos principais canais de relacionamento com os Leads e clientes. Por isso, ferramentas que permitem fazer a criação e disparo de emails são indicadas para empresas de todos os portes e segmentos.
Depois que o visitante tem o primeiro contato com sua empresa e se transforma em Lead, é por meio do Email Marketing que você vai se comunicar com ele, oferecendo mais conteúdo até que ele esteja pronto para ser abordado.
3. Ferramenta para construção de Landing Pages
É difícil falar de bons resultados com Marketing Digital sem falar dessa categoria de ferramenta. Afinal, as Landing Pages são páginas que têm como objetivo receber visitantes e convertê-los em Leads. É a partir dessa conversão que o visitante é transformado em contato ou em oportunidade de negócio.
Através delas conseguimos oferecer materiais relevantes ou outras moedas de troca que convençam o visitante a oferecer informações, como nome, email, telefone e empresa, para receber o acesso logo na sequência. Com isso, é possível estabelecer um relacionamento com Lead, enviando a ele mais conteúdos de acordo com seu perfil e suas necessidades.
4. Ferramenta de Marketing Digital para SEO
As ferramentas de SEO, focadas na otimização para mecanismos de busca, visam auxiliar as empresas a melhorarem seu ranqueamento nos buscadores, principalmente no Google.
- Conheça a melhor Agência de SEO em João Pessoa!
Essas plataformas apresentam as mais variadas funções, como a pesquisa de palavras-chave, otimização de websites por meio de plugins e análises.
No ranking da B2B Stack para essa categoria vemos que o SEMrush, a plataforma que oferece insights sobre diversas métricas de pesquisa de palavras-chave, domínios e backlinks, aparece como ferramenta líder.
5. Plataforma de Analytics
Mensurar os resultados de suas ações online é essencial para que você consiga obter os melhores dados do seu negócio. Isso pode ser feito por meio da utilização das plataformas de Analytics.
Entre as vantagens de utilizar esse tipo de plataforma, estão a avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site.
Com isso, é possível medir o retorno sobre o investimento (ROI) das ações realizadas e detectar quais ações e estratégias estão gerando mais resultados para atrair e engajar o público.
Aqui o Google Analytics é a ferramenta preferida da grande maioria dos profissionais de Marketing, sendo utilizada para avaliar diferentes tipos de resultados, desde o número de acessos em cada página do site até o tempo médio que cada visitante fica nas páginas.
6. Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS)
Para gerenciar a publicação dos conteúdos nos sites e blogs, é indispensável contar com a ajuda de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS).
Essas ferramentas permitem criar, editar e publicar todo o tipo de conteúdo, e mesmo anexar conteúdos publicados em outras plataformas, como vídeos do canal no YouTube ou podcasts.
Nesse caso, a ferramenta que mais se destaca é o WordPress, que é usado por milhões de sites ao redor do mundo.