O que você deve prestar atenção ao compor um menu para uma festa?

vinhos

Organizar um evento especial é um verdadeiro desafio. Há muita preparação envolvida, que demanda muito tempo, principalmente na hora de desenvolver o cardápio. A pessoa que aceitou este desafio, antes de iniciar os preparativos, deve definir os detalhes do evento, ou seja, orçamento, local, lista de convidados, atrações e cardápio. Uma das tarefas mais importantes é compor um menu e não é tão fácil quanto parece.

 

Elaboração do menu para eventos especiais

A composição do cardápio para festas ocasionais depende de vários fatores. São levados em consideração o tipo de evento, o local onde será realizada a festa, a forma do evento, bem como a quantidade de pratos e as finanças do cliente. Tendo em conta os elementos indicados, poderá elaborar uma ementa que vá ao encontro das expectativas do cliente.

 

  1. Tipo de evento

Eventos pontuais é um termo muito geral, pois pode abranger as mais diversas celebrações, desde festas familiares (casamentos, batizados, aniversários), até eventos de empresas, buffets ou concertos intimistas. Os menus podem ser mais intimistas, ou mais básicos. E claro, a vontade e o gosto do cliente devem ser levados em consideraçãom inclusive nas bebidas.

Por exemplo, o cliente adora chandon? Certifique-se de não deixar de fora do cardápio.

 

  1. Local da festa

O lugar onde o evento acontecerá é muito importante. Diferentes pratos serão servidos no restaurante, e outros ao ar livre, onde o acesso à cozinha é muito limitado. Por isso, tenha em mente na hora de criar as opções de menu.

 

  1. Expectativas e capacidades financeiras do cliente

Na hora de compor um cardápio para uma festa, é importante conhecer as exigências e expectativas do cliente, principalmente no que diz respeito ao orçamento que ele gasta com alimentação. Então você pode escolher os pratos certos. 

Se ele quer uma festa luxuosa e gasta muito dinheiro com ela, pode-se pensar em pratos sofisticados. No caso de orçamento limitado, é necessário organizar o cardápio para que os custos não ultrapassem o valor indicado.

 

  1. Estação do ano

Para muitos pode parecer estranho que a composição do cardápio seja influenciada pela estação do ano, mas realmente é. Afinal, alguns produtos só estão disponíveis em uma determinada estação. É principalmente sobre produtos alimentícios como frutas, vegetais ou cogumelos. 

Claro, você pode estocar alimentos congelados no inverno, mas, no final, a qualidade dos alimentos tem um impacto significativo nos serviços de alimentação prestados.

 

  1. Número e tipo de pratos

Na hora de compor o cardápio, você também precisa levar em consideração o tipo de prato, ou seja, quais pratos serão os principais durante a comemoração. No caso de casamento, muitos pratos serão servidos quentes (almoço, jantar). No entanto, no caso de um evento de trabalho, prevalecerão os petiscos frios ou alguns pratos quentes colocados em aquecedores especiais.

Na hora de compor o cardápio de eventos especiais, seja qual for o tipo de comemoração que se trate, tenhamos cuidado para que os pratos sejam diferenciados. Alguns podem dominar, outros não necessariamente, mas é importante que os clientes tenham uma escolha e todos possam encontrar algo que gostem.

Cada vez mais as pessoas prestam atenção ao que comem, muitas pessoas fazem dietas, ou são seletivas. Recorde-se que para além dos pratos de carne, o cardápio inclui também pratos vegetarianos e veganos. 

Além disso, vamos nos lembrar das bebidas, que também devem ser levadas em consideração na hora de compor o cardápio de um evento especial.

Tendo em conta os fatores e dicas acima referidos, conseguiremos certamente elaborar um evento que satisfaça a todos, até ao cliente mais exigente.

You may also like