O que é rodízio de pneus? Confira!

Realizar o rodízio de pneus regularmente é uma prática muito recomendada pelos especialistas e que traz inúmeros benefícios para os motoristas. Uma vez que a dinâmica de desgaste de pneus não é algo perfeitamente uniforme, realizar uma rotatividade inteligente entre eles é fundamental.

Um problema comum relacionado a esse tema, é que muitas pessoas desconhecem como ele funciona e quando o realizar. E é para ajudar nesse aspecto que este artigo está aqui. Veja abaixo as principais informações sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas.

O que é o rodízio de pneus?

O rodízio de pneus é uma prática que existe para promover o revezamento entre os componentes de um mesmo veículo. Em termos práticos, isso significa que os pneus devem ser trocados de posição entre si para garantir, assim, um desgaste mais uniforme da borracha de cada um.

Esse trabalho é extremamente comum e pode ser realizado em muitas oficinas mecânicas por profissionais capacitados. A maneira de realizar o procedimento, no entanto, pode variar bastante de veículo, dependendo das características dos pneus em si, do carro propriamente e das orientações do fabricante.

É importante salientar, também, que esse trabalho deve ser feito regularmente, já que, sempre que o carro rodar, seus pneus irão desgastar de forma irregular. Apesar de variar um pouco, a recomendação geral é que esse rodízio seja realizado a cada 5 km rodados (10 km no máximo).

É importante fazer rodízio de pneus?

Apesar de não ser uma manutenção obrigatória, o rodízio de pneus é sim considerado muito importante. Isso porque ele confere mais segurança para a condução do veículo e também promove uma maior durabilidade dos componentes, não importa se são pneus Firestone, Pirelli, Continental, ou de qualquer outra marca.

Em relação à segurança, pneus gastos de maneira uniforme (ou o mais próximo disso) tendem a garantir mais equilíbrio para o veículo. Quando o carro está desequilibrado, por sua vez, é mais fácil perder o controle dele em situações de perigo em alta velocidade, o que é muito arriscado.

No que diz respeito à durabilidade, a grande questão é que, se os componentes não participarem de rodízio regularmente, certamente os pneus do eixo que traciona irão ficar carecas mais rápido. Isso, então, irá gerar a necessidade de trocá-los antes dos demais pneus. Já com o rodízio em dia, a durabilidade de todos eles será basicamente a mesma.

Como fazer rodízio?

O rodízio pode ser feito de diferentes formas e, como dito anteriormente, isso depende de diferentes fatores, como modelo dos pneus, tipo de carro e orientação do fabricante. Mas, de uma maneira geral, esse trabalho pode ser dividido desta forma:

  • Veículos com tração no eixo dianteiro: Aqui, os pneus dianteiros devem ir para o eixo traseiro sem mudar de lado (o dianteiro esquerdo fica no lugar do traseiro esquerdo e a mesma coisa do lado direito). Já os componentes traseiros devem passar para a frente invertendo os lados (o traseiro direito passa para o lugar do dianteiro esquerdo enquanto o traseiro esquerdo passa para o lado direito na frente);
  • Veículos com tração no eixo traseiro: Neste caso, deve ser feito o contrário do descrito acima, ou seja, os pneus traseiros passam para a frente sem mudar de lado, enquanto os dianteiros devem ir para trás de forma cruzada;
  • Veículos 4 X 4: Carros com tração nas quatro rodas devem realizar o rodízio de forma cruzada entre os dois eixos – o dianteiro direito passa para o lugar do traseiro esquerdo e vice-versa, enquanto o traseiro direito troca com o dianteiro esquerdo.

Mas, vale ressaltar que essas orientações são generalistas e que em alguns casos elas são inválidas (como em alguns modelos de carro específicos). Por isso, antes de realizar o rodízio, é indicado consultar o manual do usuário fornecido pelo fabricante. Tirar a dúvida com o seu mecânico de confiança também é uma boa prática.

É possível fazer o rodízio em casa?

Não é indicado realizar esse procedimento em casa. Em primeiro lugar porque, sempre que se faz um rodízio entre os componentes do carro, é indicado também realizar o alinhamento e o balanceamento dos mesmos, trabalhos que não podem ser feitos em casa. Em segunda instância, fazer esse trabalho com um profissional capacitado pode evitar muitas dores de cabeça, já que ele é preparado para isso.

De toda forma, agora você sabe o que é o rodízio entre os pneus do veículo, como ele deve ser feito e também com que periodicidade. Guarde bem as informações apresentadas aqui e, quando for necessário, não deixe de passar em uma oficina de verdade para realizar o procedimento.

You may also like