Você precisa de uma pequena quantidade de gordura em sua dieta para um funcionamento saudável.
Óleos e gorduras fornecem calorias e gorduras essenciais e ajudam seu corpo a absorver vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K.
O tipo de gordura é tão importante para a saúde quanto a quantidade total de gordura consumida.
É por isso que é importante escolher gorduras insaturadas mais saudáveis. Comer demais e os tipos errados de gorduras, como gorduras saturadas e trans, pode aumentar o colesterol LDL prejudicial e diminuir o colesterol HDL saudável.
Esse desequilíbrio pode aumentar o risco de hipertensão, endurecimento das artérias (aterosclerose), ataque cardíaco e derrame.
Portanto, busque reduzir o impaccto dessas gorduras e óleos de seu organismo, seja com uma alimentação balanceada ou então com ajuda de algum detox.
O Detox Caps, por exemplo, ajuda no emagrecimento e na limpeza de toxinas de seu organismo. Dessa forma, é um dos melhores do mercado.
Principalmente por causa do preço do detox caps, que é um dos mais baratos atualmente.
Gorduras monoinsaturadas
As gorduras monoinsaturadas aumentam os níveis de colesterol no sangue. Eles são encontrados em:
- azeite
- óleo de canola
- óleo de amendoim
- margarina não hidrogenada
- abacates
- algumas nozes (amêndoas, pistache, castanha de caju, noz-pecã e avelã).
Gorduras poliinsaturadas
As gorduras poliinsaturadas podem reduzir os níveis de colesterol ruim (colesterol LDL). Um tipo é o ômega-3, que pode ajudar a prevenir a coagulação do sangue, reduzindo o risco de derrame e também ajuda a diminuir os triglicerídeos, um tipo de gordura do sangue ligada a doenças cardíacas.
As melhores fontes de gordura ômega-3 são:
- peixes de água fria (cavala, sardinha, arenque, truta arco-íris e salmão)
- óleos de canola e soja
- ovos ômega-3
- linhaça
- nozes
- nozes
- pinhões.
Outro tipo de gordura poliinsaturada é o ômega-6. Ajuda a diminuir o colesterol LDL, mas em grandes quantidades também diminui o bom colesterol HDL.
Coma com moderação. O ômega-6 é encontrado nos óleos de cártamo, girassol e milho, margarina não hidrogenada e nozes, como amêndoas, nozes, castanhas do Brasil e sementes de girassol.
Também está presente em muitas refeições preparadas.
Gordura saturada
A gordura saturada pode aumentar o colesterol ruim (LDL). O colesterol LDL é um fator de risco para doenças cardíacas e derrame.
Evidências emergentes sugerem que as gorduras saturadas podem afetar sua saúde de maneiras diferentes, dependendo da fonte alimentar da gordura saturada.
O Guia Alimentar recomenda uma mudança em direção a mais alimentos vegetais para ajudar a reduzir a quantidade de gordura saturada que você ingere.
Alimentos ricos em gordura saturada incluem:
- carnes gordurosas
- laticínios integrais
- manteiga
- margarinas duras
- banha
- óleo de côco
- ghee (manteiga clarificada)
- ghee vegetal
- azeite de dendê.
Mas os alimentos altamente e ultraprocessados são a principal fonte de gorduras saturadas na dieta canadense.
Esses alimentos têm muitos ingredientes e passam por mudanças complexas em uma fábrica para que o alimento não se pareça com sua fonte original.
Alimentos altamente processados incluem:
- cachorros quentes
- hambúrgueres
- frios
- biscoitos
- donuts
- bolos
- salgadinhos
- batatas fritas
- outros salgadinhos.
Ao limitar esses alimentos altamente processados, a quantidade de gordura saturada que você ingere diminuirá, assim como o açúcar, o sódio e as gorduras trans.
Leia mais sobre alimentos altamente processados .
Gordura trans
Desde setembro de 2018, a adição de gordura trans aos produtos alimentícios foi proibida pelo governo canadense.
A gordura trans artificial era um tipo de gordura adicionada a alguns produtos alimentícios para melhorar o sabor e a textura e estender sua vida útil. No entanto, as gorduras trans podem aumentar o risco de doenças cardíacas, aumentando o colesterol LDL prejudicial e diminuindo o colesterol HDL saudável.
Heart & Stroke desempenhou um papel fundamental na eliminação de gorduras trans artificiais do abastecimento alimentar canadense.
Quanta gordura você deve comer por dia?
O tipo de gordura consumida é mais importante do que a quantidade de gordura consumida.
Concentre-se em uma dieta saudável e equilibrada de vegetais e frutas , grãos inteiros e proteínas de uma variedade de fontes, como legumes, nozes, laticínios com baixo teor de gordura e alternativas, carnes magras e peixes.
Limite a quantidade de alimentos altamente processados que você ingere. Olhe para o quadro geral e não apenas para a gordura. Ao limitar os alimentos altamente processados e escolher alimentos naturais inteiros, especialmente alimentos mais vegetais, você reduz a quantidade de gordura saturada em sua dieta.
A quantidade de gordura que uma criança ou adolescente precisa depende de sua altura, constituição física, sexo e nível de atividade.
As crianças pequenas precisam de uma quantidade ligeiramente maior de gordura para crescimento e desenvolvimento, mas a necessidade diminui à medida que envelhecem.
O que é o colesterol da dieta?
O fígado produz cerca de 80% do colesterol do corpo. Os outros 20% vêm dos alimentos que você ingere.
Os alimentos que mais aumentam o colesterol no sangue são ricos em gordura saturada, como: carnes gordurosas e laticínios integrais, salgadinhos e alguns alimentos prontos.
Os alimentos com altos níveis de colesterol na dieta incluem:
- gemas de ovo
- camarão
- Lula
- carnes de órgãos e carnes gordurosas.
O colesterol dietético só tem efeito em algumas pessoas. Do ponto de vista nutricional, a melhor maneira de controlar o colesterol no sangue é fazer uma dieta saudável com baixo teor de gordura, especialmente gordura saturada e trans.
Estudos mostram que para pessoas saudáveis sem histórico de doenças cardíacas, diabetes ou colesterol alto, comer em média um ovo por dia (ou sete ovos por semana) não aumenta o risco de longo prazo de doenças cardíacas.
Se você faz uma dieta saudável e balanceada de alimentos integrais / naturais e poucos ou nenhum alimento altamente processado, bem como segue os tamanhos de porção recomendados, a ingestão de gordura saturada não deve ser um problema.
Se você tem doença cardíaca ou diabetes, converse com seu médico sobre quais recomendações para ingestão de colesterol e gordura se aplicam a você.
E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje?
Conte a nós, comente abaixo!
Até a próxima!