E o prêmio de metal mais valioso do mundo vai para… o incrível ródio

O preço de um grama de ródio, o metal precioso mais caro, usado tanto na joalheria quanto na indústria automotiva, continua subindo nos mercados.

Se fizéssemos uma pesquisa na rua e perguntássemos qual é o metal precioso mais caro hoje, o que as pessoas diriam? Além disso, se a pessoa que escreve isso fosse um dos transeuntes da mesma rua e tivesse sido entrevistado, é claro que não teria razão. Pode-se pensar em ouro , a resposta mais atual, ou quem sabe alguma coisa sobre esse tipo de assunto se lembraria de platina, ou o mais inteligente, paládio . Mas nenhum deles estaria certo.

O metal precioso mais caro do mercado é o ródio . E não para de subir. Uma ascensão que começou há apenas alguns anos e que parece não ter teto. Sem ir mais longe, o preço de hoje, no meio deste mês quente e muito estranho de julho e em gramas, que em onças é o mais possível de perder, é o seguinte: Por um grama de ródio, sim, sim, repito , por um grama você paga 225 euros no mercado onde essas coisas estão listadas . Quase 4 vezes mais que o paládio, o segundo da lista, que ultrapassa ligeiramente os 58. Atrás dele estão o ouro, avaliado em pouco mais de 50 euros, e a platina, que nem chega a 25 euros. A prata, é claro, dificilmente é citada.

Saiba mais noticias mineração aqui.

Por que está tão caro ultimamente?

O ródio vive sua era de ouro particular. É, além de um elemento químico que faz parte daquela tabela que aprendemos quando jovens, um metal raro. Apenas 20 toneladas de ródio são extraídas anualmente , a grande maioria delas, cerca de 80 por cento, na África do Sul, e sempre associadas à extração de platina e níquel, dentro das quais se encontra não sem dificuldade.

O preço muito alto que tem nos últimos anos está intimamente relacionado com um dos seus principais usos. E é que o ródio é essencial para fabricar os catalisadores de todos os carros que consomem gasolina; ou seja, o ródio é essencial para que os carros sejam cada vez menos poluentes. Quando aquele tão esperado carro elétrico que nunca chega for finalmente uma realidade, outro galo cantará, mas por enquanto e por isso, o preço do ródio não vai parar de subir.

O outro setor em que o ródio triunfa não é menos sofisticado, mas muito pelo contrário. Qualquer bom amante, não é o caso, de joias , saberá que existe banho de ródio . Algumas joias, geralmente de ouro ou prata, são revestidas, através de um processo de galvanoplastia, com uma camada de ródio para obter um acabamento extremamente brilhante e resistente. Com lucros tão grandes, junto com o do setor aeronáutico, que também puxa o ródio, embora em menor grau, é fácil pensar que nas pesquisas realizadas nos próximos anos sobre os metais preciosos mais caros, a resposta será a mesma… embora poucas pessoas a conheçam.

You may also like